INSTITUCIONAL
História
O município de Paulo Afonso, no século XVIII, foi habitado por bandeirantes portugueses que, chefiados por Garcia d'Ávila, subiram o rio São Francisco e atingiram as terras onde hoje está localizada a cidade. Encontrando os pacíficos índios mariquitas e pancarus, com eles dedicaram-se à lavoura e à criação de gado, embora, desde 1705, padres tivessem iniciado a catequese dos silvícolas, com intuito de evitar que fossem explorados pelos bandeirantes.Em 1725, o sertanista Paulo Viveiros Afonso recebeu, por alvará, uma sesmaria situada na margem esquerda do rio São Francisco, que abrangia as terras alagoanas da Cachoeira, conhecida, então, como 'Sumidouro'. O donatário ocupou, além das ilhas fronteiras (entre as quais a da Barroca ou Tapera), as terras baianas existentes na margem direita, onde construiu um arraial que, posteriormente, se transformou na Tapera de Paulo Afonso. A localidade, procurada como pouso de boiadas, começou a exigir desenvolvimento comercial que atendesse à solicitação não só dos adventícios, como da população local. O lugarejo já era expressivo núcleo demográfico do município de Glória, quando o Governo Federal, em 1948, criou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, com a finalidade de aproveitar a energia da cachoeira de Paulo Afonso. O acampamento de obras localizou-se nas terras da fazenda Forquilha. Em torno das instalações da usina cresceu a cidade.
Fonte: Brasil. IBGE 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/paulo-afonso/historico Acesso em Ago 2021
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Paulo Afonso, pela Lei Estadual n.º 628, de 30-12-1953, subordinado ao município de Glória. Em divisão territorial datada de 01-VII-1955, o distrito de Paulo Afonso figura no município de Glória. Elevado à categoria de município com a denominação de Paulo Afonso pela Lei Estadual n.º 1.012, de 28-07-1958, é desmembrado do município de Glória. Sede no atual distrito de Paulo Afonso (ex-povoado de Forquilha). É constituído do distrito sede e foi instalado em 07-04-1959. Em divisão territorial datada de 01-VII-1960 o município é constituído do distrito sede.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.
Fonte: Brasil. IBGE 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/paulo-afonso/historico Acesso em Ago 2021
A instalação do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais no Município de Paulo Afonso-BA ocorreu no ano de 1954 com atribuição registral para os atos de registro de nascimento, registro de casamento, registro de óbito, registro de interdições e averbações das tutelas da circunscrição do Município.
Garantir ao usuário dos serviços registrais um atendimento com eficiência, urbanidade e presteza, efetuando os registros e averbações com segurança jurídica.
Missão
Visão
Buscar a concretização do registro civil das pessoas naturais como um verdadeiro ofício da cidadania viabilizando e facilitando o acesso da população aos serviços registrais.
Valores
Ética, Legalidade e Respeito